segunda-feira, 29 de julho de 2019

ASSISTÊNCIA JURÍDICA GRATUITA COM RESULTADO, É NA FUCAMP.

De janeiro a julho deste ano, os Escritórios de Assistência Jurídica da FUCAMP, em Monte Carmelo e Coromandel, já fizeram mais de 860 atendimentos. Um trabalho realizado gratuitamente, às pessoas de mais baixa renda, pelos universitários de Direito, supervisionados por profissionais com ampla experiência na área jurídica. Entre as principais demandas na área cível, estão: aconselhamento jurídico, patrocínio de ações, acompanhamento em audiências, visitas aos órgãos judiciários, realização de acordos, entre outros. Esta prática social auxilia  quem precisa e qualifica o aluno para uma carreira de sucesso e com reconhecimento no mercado de trabalho.

quinta-feira, 18 de julho de 2019

PROFESSOR DA FUCAMP APRESENTA TRABALHO DE DOUTORADO EM PORTUGAL.

O professor Thiago Chaves teve mais uma apresentação bem sucedida em seu trabalho de doutorado, na Universidade Autônoma de Lisboa (UAL), com o tema “A Locação Financeira – Leasing, Análise Comparativa entre Portugal e Brasil”, na disciplina de Autonomia da Vontade e Negociabilidade Jurídica.
A FUCAMP parabeniza o professor por sua dedicação aos estudos e pelo empenho em se manter atualizado, bem informado e qualificado como profissional e educador. Um diferencial que caracteriza nosso time de professores.

terça-feira, 9 de julho de 2019

CURSO DE DIREITO DA FUCAMP OBTÉM 83% DE APROVAÇÃO NO EXAME DA OAB.

O exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) verifica a capacitação dos egressos para o exercício da profissão na carreira jurídica. E a FUCAMP mostrou mais uma vez a qualidade do ensino de Direito da Instituição. 83% dos universitários do 9º período, que fizeram a prova da segunda fase do XXVIII exame unificado, foram aprovados. Parabéns, futuros advogados! Parabéns, equipe do Curso de Direito!

UNIVERSITÁRIOS DO CURSO DE DIREITO SE PREPARAM PARA ATUAREM COMO CONCILIADORES NO CEJUSC DE MONTE CARMELO.

O treinamento foi  realizado em parceria com o TJMG e teve como principal objetivo capacitar os estudantes para atuarem como conciliadores voluntários, na realização das audiências de conciliação, junto ao CEJUSC da Comarca de Monte Carmelo.

CURSO DE DIREITO DA FUCAMP MARCA PRESENÇA EM OFICINAS DE PARENTALIDADE.

As universitárias, juntamente com o professor Henrique Martins, participaram das Oficinas sobre Parentalidade realizada em Uberaba, pelo Conselho Nacional de Justiça, Ministério Público e o Tribunal de Justiça, de Minas Gerais. Com múltiplas atividades, a FUCAMP enriquece a vivência acadêmica de seus alunos, proporcionando-lhes melhor qualidade de ensino e formação profissional.

JÚRI SIMULADO APROXIMA UNIVERSITÁRIOS DA ROTINA PROFISSIONAL.

Na noite da última sexta-feira (07) de junho, a turma do 9º ano de Direito, se dividiu em advogados de defesa e de acusação, para simular o julgamento baseado em uma história real, no Anfiteatro da FUCAMP. O excelente desempenho dos universitários demonstra o compromisso com a formação e o empenho em se tornar um profissional qualificado a fazer a diferença no mundo! A FUCAMP parabeniza aos alunos pelo desempenho e agradece aos participantes do Júri.

MAIS UM PROFESSOR DA FUCAMP CONQUISTA TÍTULO DE MESTRE.

A FUCAMP parabeniza o Professor Fernando Mundim Veloso por sua nova qualificação de Mestrado e a brilhante defesa do trabalho de conclusão, com o título “A Inconstitucionalidade Material da Emenda Constitucional 95 de 2016”, na área de Direitos Fundamentais, apresentado na última semana, na Universidade Federal de Uberlândia. E agradece ao seu orientador Dr. Alexandre Walmott Borges, pelo apoio e companheirismo. Esta conquista valoriza a todo o corpo docente FUCAMP, é mais um estímulo aos universitários e aos colegas de trabalho e engrandece a educação em todo o país.

FUCAMP RECEBE A VISITA DA JUÍZA Dr.ª TAINÁ SILVEIRA PARA DISCUTIR SOBRE NOVAS PARCERIAS.

Em visita ao Campus e a Clinica de Psicologia, a Juíza da 1ª Vara de Monte Carmelo, elogiou a evolução da FUCAMP e reconheceu a contribuição significativa da faculdade para o desenvolvimento da cidade e região. Informou ainda, após uma reunião com a diretoria, que foram fechadas novas parcerias com a instituição, para novos projetos sociais.

DIRETORIA DA FUCAMP MARCA PRESENÇA NO LANÇAMENTO DO LIVRO JURÍDICO “TEMAS ATUAIS DE DIREITO MUNICIPAL 2”.

Este livro está em sua segunda edição e tem como um dos organizadores o professor da FUCAMP, Dr. Luiz Carlos Figueira. A obra é composta de vários artigos e dentre eles, um escrito pelo coordenador do curso de Direito da instituição,professor Me. Guilherme Ricardo, juntamente com a universitária Vitória Mendonça.

I SEMANA DE ESTUDOS INTEGRADOS FEZ HISTÓRIA NA FUCAMP.

A tragédia causada pelo rompimento da barragem do Córrego Feijão, no município de Brumadinho/ MG, abalou e sensibilizou o Brasil inteiro. Com o objetivo de analisar o acontecimento sob várias óticas, os alunos dos cursos de Ciências Biológicas, Direito, Psicologia, Engenharia Agronômica e Engenharia Civil, promoveram, de 27 a 29 de maio, a I Semana de Estudos Integrados.
A organização encontrou formas de analisar os aspectos ambientais, legais e socioeconômicos do acontecimento, por meio da visão de diversos palestrantes de diferentes áreas, e de uma mesa redonda, fechando o segundo dia do evento. No terceiro dia, os participantes puderam observar, por meio de maquetes, o rompimento da barragem.
Cronograma do evento:
O 1º dia foi direcionado aos cursos de Ciências Biológicas, Psicologia e Engenharia Civil:
  • Palestra com o Sargento Dione Fabrício Diniz Costa (5º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais) – Operação de resgate na tragédia em Brumadinho;
  • Palestra com a profª Luciana Zumstein – “Vítimas da tragédia ambiental: Impactos na Saúde Mental”.
As duas primeiras palestras do 2º dia atenderam aos interesses dos cursos de Ciências Biológicas, Direito e Engenharia Agronômica:
  • Palestra com o prof. Márcio Marçal – Direito ambiental: Quem pode ser responsabilizado e quais os pressupostos para que isso ocorra?
  • Palestra com a profª Maria Zizi – Licenciamento Ambiental.
E da Mesa redonda, debatendo os temas abordados nas 4 palestras, participaram todos os cursos envolvidos.
O 3º dia foi dedicado à apresentação de maquetes de rompimento da barragem.
Foi um momento riquíssimo e de muito aprendizado para os alunos da FUCAMP, que parabeniza a todos os envolvidos pelo belíssimo evento.

FUCAMP, OAB, TJMG E CEJUSC REALIZAM O II CASAMENTO COMUNITÁRIO.

O evento, que celebrou a união de 61 casais, foi de muita emoção e alegria para todos os presentes. A FUCAMP, por meio do curso de Direito, agradece a parceria do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, CEJUSC e OAB, bem como o apoio da Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, Sicoob Aracoop e Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais da Comarca de Monte Carmelo, para a realização deste grande projeto social.

I SEMANA DE ESTUDOS INTEGRADOS ACONTECE DE 27 A 29 DE MAIO NA FUCAMP.

Partindo do pressuposto que é possível a real integração dos saberes, os cursos de Ciências Biológicas, Direito, Psicologia, Engenharia Agronômica e Engenharia Civil promovem a I Semana de Estudos Integrados. Os problemas e temáticas que serão destacados no evento possuem características e particularidades que invadem diferentes áreas do conhecimento e serão apresentados de forma concomitante.
A temática do evento será Desastre Ambiental: O Caso de Brumadinho. A tragédia causada pelo rompimento da barragem do Córrego Feijão, localizada no município de Brumadinho/ MG, pode ser analisada sob muitas óticas. Dessa forma, o evento irá abordar os aspectos ambientais, legais e socioeconômicos relacionados ao desastre ocorrido.
A proposta do evento envolve palestras, mesa redonda e maquetes.
Formato do evento
27/5 – 1º dia (segunda-feira): Abertura:
Cursos envolvidos: Biologia, Psicologia e Engenharia Civil
1º) Palestra com o Sargento Dione Fabrício Diniz Costa (5º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais) – Operação de resgate na tragédia em Brumadinho;
2º) Palestra com a profª Luciana Zumstein – “Vítimas da tragédia ambiental: Impactos na Saúde Mental”;
3º) Palestra com a profª Lorena Silva – “Quais são os tipos de barragens e por que a Vale construiu a menos segura na mina Córrego do Feijão?”.
28/5 – 2º dia (terça-feira) – Cursos envolvidos: Ciências Biológicas e Direito
1º) Palestra com o prof. Márcio Marçal – Direito ambiental: Questões a serem respondidas – modalidades de responsabilidade aplicáveis (cível, administrativa ou criminal)? Quem pode ser responsabilizado e quais os pressupostos para que isso ocorra?
2º) Palestra com a profª Maria Zizi – Licenciamento Ambiental;
3º) Mesa redonda.
29/5 – 3º dia (quarta-feira)
3ª) Apresentação de maquetes de rompimento da barragem.

DESEMPENHO DOS ALUNOS DO CURSO DE DIREITO DA FUCAMP NO XXVIII EXAME DE ORDEM DA OAB É MAIOR QUE A MÉDIA DO ESTADO.

A conquista é resultado da qualidade de ensino do curso, reforçada com as atividades feitas pelos universitários no Núcleo de Práticas Jurídicas, nos escritórios de Assistência Jurídica Gratuita de Monte Carmelo e Coromandel e na parceria de sucesso com o CEJUSC.

JUÍZA MINISTRA PALESTRA DE CONCILIAÇÃO E MEDIAÇÃO NA FUCAMP.

O curso em Conciliação e Mediação, promovido gratuitamente pela FUCAMP e o TJMG, está fazendo a diferença no conhecimento dos participantes em formação, desde o início. A segunda aula, realizada neste fim de semana, contou com a palestra da Juíza Doutora Tainá Silveira sobre a metodologia praticada pelo Centro de Solução de Conflitos de Monte Carmelo.
Ela explicou as técnicas que facilitam o diálogo e transformam conflitos em soluções. “Nosso propósito é dar uma chance de diálogo, às partes que participam das audiências de Conciliação ou de Mediação, em um terreno neutro, um ambiente mais tranquilo, onde seja possível resgatar uma comunicação que tenha sido prejudicada pelas dificuldades de convivência”, detalha a magistrada.
Com exemplos e cases, Dra. Tainá mostrou, também, a importância da função do Conciliador e do Mediador, na continuidade do bom convívio entre os envolvidos. “Eles são agentes que devem influenciar uma transformação duradoura no comportamento das pessoas para evitar futuros conflitos”, reforça.
E finalizou sua abordagem abrangendo os benefícios profissionais e pessoais de quem tem esta especialidade: “O papel do conciliador, e do mediador, é muito gratificante, por seu caráter social e humanitário. Quem conhece e aplica os métodos adequados na solução de conflitos, transforma a vida das pessoas e o mundo”.

FUCAMP E TJMG REALIZAM CURSO DE CONCILIAÇÃO E MEDIAÇÃO.

Começou neste fim de semana, o curso de Extensão em Conciliação e Mediação, realizado pelo professor do curso de Direito da FUCAMP, Leonardo Henrique, em parceria com o TJMG. Uma grande oportunidade para os graduandos darem um up na carreira e se manterem em sintonia com as demandas do mercado. Um curso de formação gratuito, que treina, capacita e atualiza sobre os métodos consensuais de solução de conflitos.

ALUNOS DE DIREITO APRENDEM A EMPREENDER.

A aplicação do “Projeto Empreender”, na disciplina de Direito Empresarial, está ensinando os universitários, do 3º período, a desenvolver o comércio eletrônico e a criar startups. Um conhecimento que incentiva a inovação e capacita os profissionais a empreenderem com sucesso.