sexta-feira, 24 de abril de 2015

Alunos da FUCAMP participaram de palestra sobre o ECA

Na segunda-feira (6) de abril, os alunos do Curso de Direito e do Curso de Pedagogia da FUCAMp participaram de uma palestra cujo o tema foi o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), ministrada pelo Promotor de Justiça do Estado de Minas Gerais, Jadir Cirqueira de Souza.
O palestrante fez uma análise do ECA, propondo aos estudantes maior reflexão sobre a educação das crianças e dos jovens, além de expor noções básicas de direito e cidadania, e de levantar questões sobre a redução da maioridade penal.
Para Gilda Aparecida da Silva Santos, do 7º Período de Pedagogia, a palestra foi muito enriquecedora. “Eu que já trabalho na área e lido diretamente com o aluno, a palestra mostrou-me como avaliar e tratar a criança e o adolescente problemático. Por exemplo, eu não sabia que o professor poderia entrar em contato com o Conselho Tutelar ou com a Polícia Militar para resolver um problema de agressão.”
Já, o aluno do 10º período do Curso de Direito, Rubens José Pereira, mudou sua visão quanto ao assunto maioridade penal. Segundo ele, as informações expostas pelo promotor o convenceu de que a reclusão não é a solução para os crimes cometidos por menores. E sim, a educação é o principal meio para acabar com a marginalidade e com o crime.
Jadir Cirqueira de Souza é promotor de Justiça da Vara da Infância e da Juventude de Uberlândia. Ele também é mestre em Direito do Estado e das instituições Democráticas pela Universidade de Franca-SP. Jadir é autor dos livros “Curso de Direito Constitucional”, “A efetividade dos direitos da criança e do adolescente”, “Ação civil pública ambiental”, co-autor de “Maioridade Constitucional” e “Violência escolar”. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em direitos difusos e coletivos e atua principalmente nos temas: penal, processo coletivo, processo civil, educação e infância e juventude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário